ArtRio

Waltercio Caldas revela novos enigmas em trabalhos inéditos na Mul.ti.plo Espaço Arte

Desenhos, objetos, imagens e a própria exposição tratados como linguagem. Mais do que uma mostra, "Estados de Imagem" que o artista Waltercio Caldas abre no dia 24 de agosto a partir das 19h na Mul.ti.plo, é uma reflexão surpreendente em torno da importância do desenho.

O espaço da galeria, como um gabinete, foi fundamental para acolher essa mostra de caráter intimista e com relações ao mesmo tempo potentes e delicadas ao olhar do espectador. "É uma multiplicidade de obras únicas, onde o público tem a chance de fazer conexões poéticas inesperadas. É uma alegria afirmar que esta é uma daquelas poucas mostras que quem se interessa por arte vai querer ver mais de uma vez", afirma Maneco Muller, diretor da galeria. A mostra inclui trabalhos inéditos e recentes - 15 desenhos, três objetos e um múltiplo especialmente concebido para a ocasião.

"Essa série de imagens que tenho produzido talvez seja completamente diferente do que se costuma conhecer como desenho, na verdade são objetos de papel. Por isso, tanto quanto a seleção das obras , o que me estimula aqui são as imagens ... e suas sombras. Em operações quase- metafísicas posso aprofundar a relação que existe entre o que conhecemos e o que nos surge repentinamente", diz Waltercio. ̈Nestas obras , o assunto dos desenhos é o próprio desenhar.”

Waltercio Caldas é reconhecido pela sua produção artística densa e singular desde os anos de 1970. Um dos protagonistas da arte contemporânea, requisitado para expor nos principais museus e galerias mundo afora, ainda este ano fará duas mostras de esculturas em Paris e Genebra.

Waltercio trabalha com muito entusiasmo para tratar a complexidade de seu ofício. Avesso á anomalia do universo do espetáculo, à estridencia do excesso e ao cortejo dos adjetivos a atual mostra é prova desse rigor. Convite feito pela galeria, sua decisão de expor se deu no exato instante em que um conjunto significativo de obras tinha o que dizer. Essa é sua postura.
Durante o período da exposição, será lançado o livro "Os Desenhos", da editora Bei que, com texto de Lorenzo Mammi fala da trajetória dos seus desenhos. É a primeira publicação a refletir sobre a importância do desenho em sua produção artistica. Esta mostra é uma oportunidade única pois ao lado das esculturas e objetos, os desenhos são fundamentais em sua carreira.

No dia da inauguração, também será lançado um novo catálogo atualizado com as imagens dos 77 múltiplos do artista Waltercio Caldas.

A exposição vai até o dia 21 de outubro e acontece na Mul.ti.plo Espaço de Arte. A galeria fica na Rua Dias Ferreira, 417/ sala 206. Horário de funcionamento: de 2a a 6a, das 10h às 18h30; sáb., das 10h às 14h.