ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

A Lesson Loosely Learned

30/05/2018 - Por ArtRio

Na quarta-feira 06 de Junho, a Galeria Cavalo inaugura ‘A Lesson Loosely Learned’, exposição com os artistas Basim Magdy (Assiut, Egito, 1977), Pablo Pijnappel (Paris, França, 1979), Rafaël Rozendaal (Amsterdam, Holanda, 1980) e Thora Dolven Balke (Oslo, Noruega, 1982). A coletiva reúne obras que livremente abordam o uso de regras e manuais de instruções e maneiras de subvertê-los.

O artista Basim Magdy exibe uma espécie de paródia pessimista de filmes educativos com o vídeo ‘13 essential rules for understanding the world’ (2011). Na obra, rostos expressivos rabiscados em tulipas apresentam alguns mandamentos cínicos que tratam de questões como isolamento, abandono e insignificância da humanidade. O absurdo presente nessas regras passam a torná-las cômicas, como no caso da sexta regra ‘nunca se deixe adormecer’ ou da oitava ‘nunca use lógica’.

Thora Dolven Balke expõe uma série de cinco ampliações de polaróides que incorporam os erros acidentais ou propositais da revelação. A aplicação imperfeita da técnica fotográfica resulta em cenas enigmáticas, onde elementos como calor, umidade, pressão dos dedos da artista e radiação dos detectores de aeroportos interferem na reação química e deformam as imagens.

Já Rafaël Rozendaal emprega a fórmula dos Haiku, os tradicionais poemas de três linhas japoneses, em obras que descrevem situações banais, refletem sobre frustrações do mundo atual e questionam o modo de vida moderno. Seus Haiku são pinturas monocromáticas na parede dispostas como páginas de um livro aberto.

Outra obra parte da exposição, a vídeo instalação ‘Exercícios Sensuais’ de Pablo Pijnappel, é baseada em dois livros clássicos de auto-ajuda entitulados ‘The Sensuous Woman’ e ‘The Sensuous Man’. Publicados nos Estados Unidos em 1968 e 1971, respectivamente, eles serviam como manuais de sensualidade para uma sociedade ainda atordoada com as novidades da revolução sexual. Ao transportar esses conselhos para o contexto do Rio de Janeiro contemporâneo, o artista enfatiza as posições conservadoras presentes nesses guias de comportamento.

‘Exercícios Sensuais’, estreou na feira Arco Madrid desse ano junto com trabalhos da paulista Marina Weffort e deu à galeria o prêmio de melhor stand do setor Opening. Essa obra e as demais serão exibidas no Rio de Janeiro pela primeira vez. A exposição, que fica em cartaz na galeria até 14 de julho, tem entrada livre.

A galeria Cavalo fica na Rua Sorocaba, 51, Botafogo. Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h às 20h. Sábados, das 13h às 17h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.