ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Athos Bulcão no CCBB

22/11/2018 - Por ArtRio

Uma das grandes exposições desta temporada é “100 anos de Athos Bulcão”, que ocupa o CCBB Rio até o dia 28 de janeiro de 2019. A mostra com curadoria assinada por Marília Panitz e André Severo, celebra o centenário do carioca conhecido pela diversidade e inegável importância histórica e cultural de sua produção.

A exposição reúne mais de 300 obras, incluindo trabalhos inéditos, que tornam possível visualizar seu caminho no Brasil e exterior, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores de quando foi assistente de Candido Portinari até as duradouras e geniais parcerias com Oscar Niemeyer e João Filgueiras Lima.

Dividida em núcleos, a exposição vai muito além da reconhecida arte da azulejaria. Estão expostas suas pinturas figurativas realizadas nos anos 1940 e 1950, a série dos carnavais, croquis que Athos Bulcão fez para o grupo de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro, os figurinos das óperas Amahl e Os Visitantes da Noite de Menotti, paramentos litúrgicos modernistas, grande acervo de seu trabalho gráfico e até os lenços que desenhou quando estava em Paris.

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas. A entrada gratuita e a classificação livre.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.