ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Ayrson Heráclito realiza performance na instalação Rhodislandia

03/07/2018 - Por ArtRio

No dia 7 de julho, às 15h, Ayrson Heráclito apresentará a performance “Buruburu” no studio OM.art, no Jockey Club, no Jardim Botânico. O artista levará para Rhodislandia uma ligação direta das matrizes africanas que apareceram também no trabalho de Hélio Oiticica, nos anos 1960, resultado de sua experiência na Mangueira, com o surgimento do Parangolé.

Com curadoria de Cesar Oiticica Filho, sobrinho do autor, o Penetrável Rhodislandia foi reconstruído 46 anos após a sua criação, tornando-se novamente inédito, com intervenções de quatro artistas que terão a oportunidade de experimentar situações de invenção, criação e investigação artística.

Além da performance de Ayrson, são aguardadas também as apresentações de Luciana Magno, em 21 de julho, e do coletivo Opavivará, em 4 de agosto. A primeira artista a interagir com Rhodislandia foi Berna Reale, no dia 12 de maio, na ocasião da inauguração do studio OM.art. A mostra vai até 4 de agosto.

Sobre a performance Buruburu (2018)
Buruburu significa pipoca na língua ritual afro‐brasileira. Na simbologia religiosa do candomblé a pipoca é a flor de Obaluaê, orixá das doenças e curas. A obra alude ao banho de pipoca como fonte de energia, que limpa vigorosamente corpo e alma. Na performance, Heráclito convida e oferece ao público a oportunidade de vivenciar um ritual de limpeza espiritual por meio do alimento sagrado.

A OM.art fica na Rua Jardim Botânico 997, Jockey Club – Jardim Botânico. Funcionamento: terça a sexta das 11h às 20h. Sábados das 11h às 22h. Entrada franca.

Sobre o artista:
Ayrson Heráclito é artista, curador e professor. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Suas obras transitam pela instalação, performance, fotografia e audiovisual, lidam com frequência com elementos da cultura afro-brasileira e suas conexões entre África e sua diáspora na América. Participou de coletivas como Afro-Brazilian Contemporary Art, Europalia. Brasil, Bruxelas, Bélgica (2012); Trienal de Luanda, Angola (2010); e MIP 2, Manifestação Internacional de Performance, Belo Horizonte (2009). Foi curador-chefe da 3ª Bienal da Bahia (2014) e recebeu o prêmio de Residência Sesc Videobrasil [Raw Material Company – Senegal]. Seus trabalhos foram apresentados em individuais na Bahia, mostras, festivais e bienais internacionais. Em 2015 ele foi homenageado na Bienal de fotografia de Bamako, Mali, e indicado para o prêmio Novo Banco Photo 2015 no Museu Coleção Berardo, em Lisboa. Foi um dos artistas brasileiros convidados para participar do projeto Oito Performances (2015), com curadoria de Marina Abramovic, Lynsey Peisinger e Paula Garcia, no Sesc Pompeia. Foi convidado pela curadora-geral Christine Macel para participar da 57ª Bienal de Veneza.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.