ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Coletiva na galeria Mercedes Viegas reúne trabalhos em papel

19/06/2018 - Por ArtRio

A galeria Mercedes Viegas inaugura nesta quarta, 20 de junho, a exposição “Passe a Mão”, que reúne trabalhos em papel de dezessete artistas: Anna Maria Maiolino, Antonio Bokel, Antonio Dias, Antonio Manuel, Artur Barrio, Elisa Bracher, Frida Baranek, Gustavo Speridião, Julio Villani, Leon Ferrari, Leonilson, Luiz d’Orey, Marcia Thompson, Marco Veloso, Raymundo Colares, Regina de Paula, Robert Kelly e Tunga.

Os trabalhos apresentados variam entre colagens, desenhos, gravuras, esculturas e livros e ficarão expostos até o dia 14 de julho. O nome da exposição remete ao título do livro de Artur Barrio, criado com o propósito de ir passando de mão em mão até chegar, danificado, ao seu estado real.

A coletiva traz uma indagação sobre o risco de publicação que cerca o encontro entre a mão e o papel, material base de todos os trabalhos selecionados para esta exposição com obras do acervo da galeria. Seja na ingenuidade de alguns rabiscos ou na intimidade do diário, o papel vive vacilando entre o rascunho e a carta enviada, até sua decomposição. Mas esta zona incerta persiste o passar de mãos e, assim, tem seu ponto final abortado inúmeras vezes. Como Artur Barrio disse em seu livro: “o trabalho estará terminado após o branco tornar-se não branco — do passar a mão…”.

Na exposição, o papel que cede sinaliza receptividade e vida. Vemos meias-luas surgindo de contratos imobiliários do século 19, a gravidade descendo a tinta sobre palavras agora ilegíveis. Desde que continue terreno fértil para novas ressonâncias, o trabalho apenas passa.

A Mercedes Viegas Arte Contemporânea fica na Rua João Borges, 86 – Gávea. Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h. Sábados: 15h às 19h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.