ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Da ancestralidade ao afrofuturismo

29/05/2018 - Por ArtRio

A Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea inaugura, neste sábado (02/06), às 16h, a exposição “Àwón Ìrun Ìmólè”, do artista visual Wuelyton Ferreiro. Com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, a mostra reúne um acervo de esculturas em metal de 20 obras que se dirigem à cultura afro-brasileira em representações da mitologia dos deuses africanos.

No limiar entre a arte sacra e arte contemporânea, o artista elabora um repertório autoral a partir de um conhecimento tradicional apreendido no trato diário dos cultos das religiões de matriz africana, cujos ensinamentos não são revelados em sua totalidade aos não iniciados, mas que possuem papel fundamental para a manutenção da identidade afro-brasileira.

Por meio de suas esculturas as leituras possíveis tornam-se amplas e enigmáticas, em que figuras humanóides de traços finos lembram por vezes, os personagens encontrados no trabalho de Alberto Giacometti (10/10/1901 – 11/01/1966). O arranjo e configuração do ferro torcido remetem a um ou mais orixás, adornados com elementos que os caracterizam.

Talvez seja nesta habilidade imaginativa que o difere dos demais trabalhos encontrados no âmbito da arte religiosa. A concepção de suas obras tem uma linguagem única e autoral, em que a fluidez da representação proporciona uma atração aos olhos do observador.

Segundo o curador da exposição, Marco Antonio Teobaldo, para compreender o trabalho de Wuelyton Ferreiro não é necessário ser um iniciado nas religiões de matriz africana ou estudioso do tema, pois a delicadeza apresentada é, acima de tudo, uma ode à cultura negra, que bravamente resiste desde o tempo colonial escravocrata.

A mostra vai até o dia 04 de agosto. A Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea fica na R. Pedro Ernesto, 32/34, Gamboa. Funcionamento: de terça a sexta, de 13h às 19h, e sábado, das 10h às 13h. Entrada gratuita. Telefone: (21) 2516-7089.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.