ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Exposição “Em torno de Loio-Pérsio” apresenta diálogos com obras do pintor

22/09/2018 - Por ArtRio

Um dos maiores expoentes do abstracionismo informal, defensor da espontaneidade do gesto e da liberdade de expressão, o pintor Loio-Pérsio (1927-2004) é o personagem central da exposição “Em torno de Loio-Pérsio”, promovida pela samba arte contemporânea, de 22 de setembro a 14 de outubro, durante a quinta edição do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte, que antecede a ArtRio.

Para a exposição, o curador Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos selecionou obras de Loio-Pérsio e de 15 outros artistas, nos quais se identificam questões presentes na pintura de Loio-Pérsio, mas cujas respostas não se igualam. São 15 pinturas de Loio-Pérsio e cerca de 20 outras de Adriano de Aquino, Aluisio Carvão, Amelia Toledo, Arcangelo Ianelli, Celso Renato, Chico Fortunato, Décio Vieira, Frans Krajcberg, Gonçalo Ivo, João José Costa, Katie van Scherpenberg, Manfredo de Souzanetto, Marilia Gianetti, Ronaldo do Rego Macedo e Rubem Ludolf.

Segundo o curador, na obra de Loio-Pérsio, acompanha-se a serena construção de uma reversibilidade entre cor e composição, em que os caminhos percorridos, à medida que o percurso avança, respondem de maneiras diferentes aos obstáculos enfrentados. “Suas pinturas, ao lado das demais presentes na exposição, ensinam que cada artista encontra respostas diferentes para uma mesma questão, bem como se singulariza por que interroga suas próprias respostas”.

No dia 24, dentro da programação do CIGA, acontece um bate-papo na samba arte contemporânea sobre a obra de Loio-Pérsio com a participação de Manfredo de Souzanetto e Katie van Scherpenberg e mediação de Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos. Loio-Pérsio é representado pela samba no Rio de Janeiro e pela Galeria Mapa em São Paulo.

A mostra vai até o dia 14 de outubro. A Samba Arte Contemporânea fica no Fashion Mall – Estrada da Gávea 899, loja 218B – 2º piso). Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 15h às 21h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.