ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Mercedes Viegas apresenta individual de Patricia Gouvêa

03/05/2018 - Por ArtRio

A natureza resiste. Plena em seus ecossistemas preservados ou espremida entre as frestas do concreto das grandes cidades. A individual “Sobrevida”, de Patricia Gouvêa, traz uma série inédita com 16 trabalhos em fotografia e dois em vídeo na galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Esta reflexão sobre a domesticação da natureza, tem abertura no dia 9 de maio, às 19h.

As obras foram realizadas em localidades da Amazônia como a Reserva Adolpho Ducke do INPA; (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas) o Parque Nacional de Anavilhanas; e a cidade de Presidente Figueiredo; e em quatro grandes cidades: Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

O texto de apresentação da exposição é assinado pelo físico Luiz Alberto Oliveira, curador geral do Museu do Amanhã e um dos grandes motivadores da pesquisa que a artista desenvolve há anos sobre paisagem, natureza e sua relação com o tempo.

A exposição é resultado desse extenso trabalho e teve parte significativa das obras realizada durante a residência LABVERDE, em que Patricia fez uma imersão de dez dias na Amazônia. A montagem vai integrar o interior e o exterior da galeria, situada em um trecho remanescente da Mata Atlântica.

“Sobrevida é uma pequena interrogação sobre as possíveis pontes entre arte, ciência e ativismo político e uma reflexão sobre a artificialização e coisificação crescente da natureza em meio a um cenário de destruição ambiental, aquecimento global, escassez de água e desrespeito aos direitos humanos”, explica Patricia.

Os trabalhos reunidos na exposição foram produzidos entre 2017 e 2018. À Amazônia, foram duas viagens em períodos bem distintos: de cheia, e baixa, do Rio Negro, e visitas a locais como a cidade de Presidente Figueiredo, com suas 67 cachoeiras belíssimas situadas muito próximas à Hidrelétrica de Balbina, considerada um crime ambiental.

A mostra vai até o dia 9 de junho. A Mercedes Viegas Arte Contemporânea fica na Rua João Borges 86 – Gávea. Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 20h e sábados das 15h às 19h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.