ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Queermuseu no Parque Lage

20/02/2018 - Por ArtRio

O Parque Lage lançou um crowdfunding para trazer a mostra  Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira- para o Rio de Janeiro. A exposição, que ficou em cartaz no Santander Cultural, em Porto Alegre, com curadoria de Gaudêncio Fidelis, reunia 270 trabalhos de 85 artistas que abordavam a temática LGBT, questões de gênero e de diversidade sexual.

Depois de um mês em cartaz, o Santander Cultural cancelou a exibição devido a uma onda de protestos que ocorreram nas redes sociais. O tema gerou polêmica devido a inúmeras acusações de apologia à pedofilia e à zoofilia.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, barrou as negociações do Museu de Arte do Rio quando o mesmo tentou trazer a mostra para a cidade.

As obras – que percorrem o período histórico de meados do século XX até os dias de hoje – são assinadas por grandes nomes como Adriana Varejão, Cândido Portinari, Fernando Baril, Lygia Clark, Leonilson e Yuri Firmesa.

O objetivo da campanha de arrecadação do Parque Lage é atingir a meta de R$ 690.000,00 até o final de março, para que a exposição possa acontecer no mês de maio. Até agora o valor atingindo é de R$139.000,00. Se você quiser ajudar a trazer ‘Queermuseu’ para o Rio de Janeiro, clique aqui.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.