ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Tinho abre nova individual na Galeria Movimento

28/11/2018 - Por ArtRio

A nova exposição de TINHO faz uma homenagem à infância. Seus trabalhos aprofundam as ideias contidas na obra “Mar de Brinquedos”, tela que compõe a série Sete Mares, na qual o artista explora suas referências oriundas da moda, discos, livros, shapes, filmes e obras de artes.

Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, “Quem me navega é o mar” apresenta pinturas a óleo em que os brinquedos são o fio condutor para uma viagem pela subjetividade infantil. A mostra, que será inaugurada no dia 29 de novembro na Galeria Movimento, vai até o dia 05 de janeiro de 2019.

“Escolhi o Mar de Brinquedos para ser o primeiro desdobramento das sete telas que compõem a série porque uma das minhas pesquisas é a respeito da formação do ser humano no ambiente metropolitano. É com os brinquedos que a criança faz experimentos de coisas que ela observa no mundo real em um ambiente imaginário”, explica o artista.

As 16 obras revelam o imaginário infantil por meio de diversos símbolos das primeiras idades, como o velocípede, o cavalo de pau e o carrossel, entre outros. A navegação segue na companhia de um dos ícones da obra do artista – o Boneco de Pano. Representado de várias formas, ele provoca a imaginação do público em 16 versões espalhadas pela galeria. Shapes de skates também ganham destaque entre as peças.

Ao abordar este âmbito onírico, o artista convida o público adulto à reflexão Ele acredita que por meio da fantasia e dos mitos, as pessoas transformam suas realidades para lidar melhor com suas questões internas e problemas.

O público é convidado a interagir com a exposição por meio da doação de brinquedos. O artista criou uma instalação no átrio do Cassino Atlântico, em Copacabana, onde está localizada a Galeria Movimento. Os objetos doados farão parte de uma grande obra social. Após o término da exposição, todos os brinquedos arrecadados serão entregues ao Instituto da Criança (https://institutodacrianca.org.br/) e distribuídos para crianças carentes.

A Galeria Movimento Arte Contemporânea fica na Av. Atlântica 4.240, Lojas 212 e 213 – Copacabana. Funcionamento: de terça a sexta das 10h30 às 19h. Sábados das 12h às 18h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.