ArtRio

8º Salão dos Artistas sem Galeria encerra itinerância no Rio

A 8ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br) apresenta, na Patricia Costa Galeria de Arte, em Copacabana, obras dos 10 artistas selecionados em 2017 e assim encerra a sua itinerância. A mostra já foi exibida nas Galerias Zipper e Sancovsky, ambas em São Paulo, na Galeria Orlando Lemos, em Belo Horizonte, e na Potrich Arte Contemporânea, em Goiânia.

A exposição reúne obras em diferentes técnicas e formatos, como pinturas, esculturas, desenhos, colagens e fotografias, dos artistas: Lula Ricardi (SP), Maura Grimaldi (SP), Jefferson Lourenço (MG), Marcelo Barros (SP), Gunga Guerra (Moçambique/RJ), Marcelo Pacheco (SP), Luciana Kater (SP), Cesare Pergola (Itália/SP), Juliano Moraes (GO) e Cristiani Papini (MG).

Os dez artistas foram escolhidos pelo júri formado por Adriana Duarte (galerista capixaba da paulistana Casa da Xiclet), Paula Alzugaray (jornalista e editora da revista “Select”) e Rodrigo Editore (galerista e sócio da também paulistana galeria Casa Triângulo). O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo.

Esta edição recebeu 194 inscrições de 14 estados brasileiros, Distrito Federal e seis outros países (2 da Argentina, Japão, Itália, Cuba, Moçambique e França). A maioria é natural do Estado de São Paulo (88, sendo 60 da capital). Depois vem Minas Gerais (17 de Belo Horizonte e nove do interior), Rio de Janeiro (17 da capital, três do interior e dois do litoral), Paraná (11 de Curitiba e quatro do interior), Rio Grande do Sul (dois de Porto Alegre e dez do interior), Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina (três cada), Bahia, Paraíba, Ceará e Piauí (dois cada) e Rondônia e Mato Grosso do Sul (um cada).

A Patrícia Costa Galeria de Arte fica na Av. Atlântica, 4.240 L. 226, Cassino Atlântico, Copacabana. Funcionamento: de segunda a sexta, de 11h às 19h; e sábado, de 12h às 18h. Entrada gratuita.