ArtRio

Afinidades Eletivas na C. Galeria

Na quinta-feira, dia 18, a C.galeria inaugura a exposição "Afinidades Eletivas". A mostra que tem acompanhamento crítico e texto da curadora Daniela Name, propõe um encontro entre duas duplas distintas. Eloá Carvalho, artista representada da galeria, dialoga com a artista convidada Júlia Milward; enquanto Piti Tomé, igualmente representada, cria um diálogo com Letícia Lopes, artista de Porto Alegre.

As quatro artistas se dedicam a discutir cada qual a seu modo, a importância das imagens e por que razão insistimos em produzi-las, guardá-las, lembrá-las. No caso de Eloá e Julia houve um amálgama, uma simbiose, uma vertigem que faz com que elas proponham de fato um trabalho em que há um conjunto de dípticos onde cada uma será responsável por uma das metades.

Pintura, desenho, fotografia e textos compõem as obras conjuntas das duas artistas. Piti e Letícia, através de conversas à distância, esbarraram em referências comum a ambas e, através desse impulso, encontraram novas pesquisas. Piti reforça o inventário que sempre existiu em seu trabalho através do mínimo, de um gota a gota de diário íntimo, de uma estranheza do cotidiano.

Já Letícia, também inventariante, utiliza a metalinguagem sobre o fazer da pintura pensando no cosmos. O diálogo das artistas acontecerá através de pinturas, objetos e projeção de slides. Muito mais do que o encontro, essa mostra dialoga o resultado da colisão pós a separação. Ao final da temporada da exposição, que encerra dia 30 de junho, um catálogo virtual com imagens e textos sobre o projeto e seu processo será lançado gratuitamente para o público.

A mostra vai até o dia 30 de junho. A C.galeria fica na Rua Visconde de Pirajá 580, subsolo 102 - Ipanema. Funcionamento: de terça a sexta, de 11h às 19h. Entrada gratuita.