ArtRio

Alan Fontes expõe na Baró Galeria como parte do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio 2013

Como parte da primeira edição de seu Programa de Residências, a Baró Galeria abre hoje para o público uma coletiva com os três artistas participantes, entre eles Alan Fontes, um dos vencedores do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio de 2013. Os outros dois são residentes foram Felippe Moraes e Ramonn Vieitez, e a curadoria é de Adriano Casanova.

Durante o período da residência – que variou de um a dois meses – os artistas provenientes de Pernambuco (Ramonn), Rio de Janeiro (Felippe) e Minas Gerais (Alan), vivenciaram a cidade de São Paulo, mais especificamente o bairro da Santa Cecília, onde a galeria está situada, e cada um à sua maneira foi incorporando elementos dessa experiência na concepção de seu trabalho.

Para a mostra, Alan Fontes produziu seis pinturas inéditas que dão continuidade à série “Desconstruções”, exposta durante a terceira edição da ArtRio. Este conjunto de trabalhos tem como temática casas em ruínas cujas estruturas arquitetônicas se encontram parcialmente preservadas, revelando um aspecto ambíguo de destruição.

"É uma pesquisa que parte de um banco de imagens de acidentes, guerras e catástrofes naturais coletadas em jornais, revistas e internet que documentam casas destruídas em diversas partes do mundo. Tais imagens são selecionadas por mostrarem casas as quais a estrutura arquitetônica em partes tenha sobrevivido aos fatos. Estas imagens na execução das pinturas recebem intervenções de ordem poética em pontos preservados da arquitetura", conta o artista

Alan Fontes vive e trabalha em Belo Horizonte. É graduado em Pintura e Desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Artes Visuais pela mesma instituição. Em decorrência também do Prêmio FOCO, Alan Fontes está sendo representado pela Baró Galeria desde janeiro deste ano. Em Minas Gerais, ele é representado pela Celma Albuquerque Galeria de Arte e no Rio pela Galeria Laura Marsiaj.

A "Coletiva Residentes" vai até o dia 2 de agosto, de terça a sexta, das 11h às 19h e sábado, das 11h às 18h. A Baró Galeria fica na Barra Funda, 216 - São Paulo.