ArtRio

Conversas ArtRio 2017 | ESPAÇO TRANSVERSAL

Conversas ArtRio é uma parceria com a revista seLecT e o Canal Curta. Os temas dos debates serão estruturados numa dinâmica de conversas e participarão das mesas; curadores, diretores de museus, historiadores, críticos de arte, colecionadores e artistas - com exibição de filmes do Canal Curta! e da Vídeobrasil. As mesas serão mediadas pela equipe seLecT.

AGENDA
QUARTA-FEIRA 13/9
18h00 Lançamento seLecT # 36
QUINTA-FEIRA 14/9
14h00 Entrevistas Canal Curta!
15h30 Conversas IDA
17h00 Conversas ArtRio
Museu é o mundo
Da aquisição à gestão de acervos, passando pela valorização da cultura local e da memória coletiva global.
Este ciclo de conversas debate as funções do museu no século 21 e as iniciativas artísticas independentes, que questionam a estrutura do museu, reinventando sua atuação do lado de fora das instituições.
Fernando Cochiaralle (curador MAM-RIO) conversa com Kelly Taxter (curadora programa Solo ArtRio, co-curadora do Jewish Museum NY, e o artista Guga Ferraz, com mediação por Marion Strecker, editora da seLecT.
19h00 Conversas ArtRio
O colecionismo ativo
Colecionadores que se notabilizam em viabilizar pesquisas, exposições e a produção de obras que não cabem
em orçamentos de museus.
Conversa com Frances Reynolds ( colecionadora e presidente da Inclusartiz) e José Olympio (colecionador) , e mediação Paula Alzugaray, editora da seLecT.

SEXTA-FEIRA 15/9
14h00 Entrevistas Canal Curta!
15h00 Conversas IDA
16h00 Exibição Vídeos Canal Curta!
Estados da Arte
Episódio Coletivo: Os agenciamentos e articulações que permitem a produção artística a partir de experiências compartilhadas. O percurso do GRUPO EMPREZA e os limites do corpo. O espírito dionisíaco do OPAVIVARÁ. As mobilizações propostas pelo NORTE COMUM na periferia carioca. A ocupação artística do espaço público pelos murais do COLETIVO GRÁFICO.
Episódio Índio: O trabalho e o pensamento de artistas que foram tocados pelas forças espirituais e criativas dos povos da Floresta. O engajamento e a luta pelas questões indígenas e ambientais. Relações da arte com mitos e cosmogonias. Participações: Ailton Krenak (liderança indígena), Bené Fonteles, Bernardo Zabalaga, Claudia Andujar, Ernesto Neto, Gisela Motta, Leandro Lima (artistas), Paula Borghi (curadora).
17h00 Conversas ArtRio
Museu além do museu
Essa mesa debaterá as reconfigurações do museu na contemporaneidade. Como pensar o museu como um palco de discussões que problematiza suas relações com a cidade, discute sua inserção política e, por meio de suas ações curatoriais, coloca novas questões à sociedade?
Jochen Volz (curador da Bienal e Pinacoteca do Estado de SP) e Paulo Herkenhoff ( curador) mediada por Giselle Beiguelman, editora da seLecT.
18h30 Entrevistas Canal Curta!
19h00 Conversas IDA
20h00 Exibição Vídeos Canal Curta!
Designers do Brasil
Episódio Eloísa Crocco: Heloísa Crocco é um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina, com projetos desenvolvidos no Brasil, Colômbia e Uruguai, entre outros.
Episódio Ronaldo Fraga: Ronaldo Fraga (Belo Horizonte, MG, 1966) trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação e construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar.
SÁBADO 16/9
14h00 Entrevistas Canal Curta!
15h00 Conversas IDA
16h00 Exibição Filmes Vídeobrasil

Áfricas Utópicas
Seleção e exibição de obras do acervo Videobrasil, com curadoria de Paula Alzugaray.
Filmes: Vertières I II III, 2014, Louise Botkay | Omolu não é São Lázaro, 2003, Flavio Lopes | As Mãos do Epô, 2007, Ayrson Heráclito. Videoinstalação: Metathesiophobia (Medo da Mudança), 2011| Irineu Rocha da Cruz | Futebol, 2005, Frente 3 de Fevereiro.
17h00 Conversas ArtRio
Não te esqueças nunca que eu venho dos trópicos
Sob a influência do título da obra de Maria Martins, de 1942, este ciclo debate passado, contemporaneidade e revisões críticas da produção artística brasileira, em relação às matrizes indígena e afro-brasileira.
Arjan Martins ( artista visual) Marta Mestre ( curadora ) e Solange Farkas ( curadora e diretora da Videobrasil), mediação Paula Alzugaray.
18h30 Entrevistas Canal Curta!
19h00 Conversas ArtRio
O colecionismo: público e privado
Nesta mesa serão expostas e debatidas as motivações que regem as formações de acervos particulares, assim como os mecanismos para torná-los públicos e acessíveis. Dentro deste espectro, abordaremos também a adesão de colecionadores aos conselhos de museus e instituições.
Ana Gonçalves Magalhães ( historiadora curadora e prof. livre docente do MAC - USP) e Fabio Szwarcwald (colecionador e diretor da EAV Parque Lage) e Ana Letícia Fialho ( Diretora do Dep. de Estratégia Produtiva da SEC/MinC), mediação de Marion Strecker, editora da seLecT.