ArtRio

Curso de fotografia para crianças no Ateliê da Imagem

Voltado para pequenos grandes artistas, o curso "Mãos à Obra: Brincando com Fotos e Livros" propõe dinâmicas e exercícios práticos em que os alunos de 8 a 12 anos de idade irão experimentar com variadas técnicas analógicas de produção e edição de imagens: fotograma, cianotipia, light painting, fotomontagem, entre outras. O curso acontece no Ateliê da Imagem, de 24 a 28 de julho, de 14h às 17h.

O objetivo do curso é incentivar os alunos a explorar diferentes materiais e visualidades, com processos lúdicos e divertidos, culminando na produção artesanal de livros com suas próprias fotos, publicações autorais, que serão expostos ao final do curso. Entre diversas atividades que serão apresentadas durante cinco tardes, a criançada saberá o que é fotografia e como tudo começou.

Brincar com lanternas, explorar as possibilidades de criação e observação do mundo através da luz e da sombra. Como é fotografar com diferentes luminosidades até o breu total? Qual a relação entre cor e luz? Qual a sensação que as cores causam? As crianças vão aprender a fazer a estrutura de um livro, como editá-lo a partir de suas próprias imagens impressas, seja usando as fotos feitas em sala quanto outras trazidas de casa.

E no quinto e último dia, a criançada será premiada com uma exposição onde terão a chance de apresentar o resultado de suas experimentações com a presença dos pais e/ou responsáveis. O equipamento necessário é um dispositivo digital (celulares, Ipad, câmeras...). O curso será comandado pelos professores Caroline Valansi e Rony Maltz.

O Ateliê da Imagem Espaço Cultural fica na Avenida Pasteur, 453, Urca. Mais informações e inscrições pelo telefone (2) 2541-3314. Site oficial: www.ateliedaimagem.com.br.