ArtRio

Paisagens Suburbanas de Gilvan Nunes

O artista visual Gilvan Nunes apresenta obras inéditas a partir do dia 29 de março, na galeria Patricia Costa, em Copacabana. A exposição, intitulada "Paisagens Suburbanas" tem curadoria de Fernando Cocchiarale e reúne 20 obras inéditas.

“Somente após quase três décadas de trabalho, o artista afastou-se da experimentação voltada para a expansão do campo pictórico ao redirecioná-la para a paisagem, gênero pictórico consagrado desde a Renascença. Ao passar a produzir pinturas totalmente artesanais (tinta sobre tela), Gilvan não abandonou a inquietação produtiva e experimental que atravessara o conjunto de seu trabalho. Suas obras recentes, como vimos, podem ser definidas, logo à primeira vista, de um ponto de vista temático, que se subdivide em dois subtemas, um de cenas rurais e outro de cenas urbanas", explica Cocchiarale.

"No entanto, ao observarmos a feitura desses dois tipos de paisagem pelo artista, veremos que eles não diferem somente quanto aos subtemas (paisagem urbana e paisagem rural), mas, sobretudo, pelo tratamento pictórico específico dado a cada um deles. Enquanto suas cenas rurais são de visível fatura expressionista, remetendo-nos às possibilidades pictóricas instauradas no passado, as paisagens urbanas de Gilvan são de fatura totalmente oposta. Pintadas sem qualquer empastamento, com base na aplicação de grids que modulam tanto a pintura quanto as cidades que desta resultam, enfatizam que para o artista a expressão visual de seu pensamento é indissociável do sentido poético que qualifica a sua obra”, completa.

A mostra vai até o dia 20 de abril. A Galeria Patricia Costa fica na Av. Atlântica, 4240, loja 226, Copacabana (Shopping Cassino Atlântico). Funcionamento: de segunda a sexta, de 11h às 19h. Sábados, das 12h às 18h. Entrada gratuita.

Sobre o artista

Gilvan Nunes nasceu em Vermelho Novo, Minas Gerais, em 1966. Entre 1986 e 1991, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage tendo grandes nomes como Charles Watson, Hilton Berredo, Daniel Senise, Beatriz Milhazes e Milton Machado, como seus professores. Atualmente mora e trabalha no Rio de Janeiro. Possui obras em acervos nacionais e internacionais, tais como; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Espaço Itaú Cultural de São Paulo, Fundación Ankaria em Madrid (Espanha), entre outros.