ArtRio

Parquinho Lage: conheça os cursos de arte para crianças

Uma das principais novidades no cenário do ensino das artes visuais do Rio de Janeiro foi lançamento do Parquinho Lage, uma escola destinada a crianças de 6 a 12 anos, sob supervisão da crítica e curadora Lisette Lagnado, dentro da EAV Parque Lage, no Jardim Botânico.

“Este projeto surge da experiência acumulada em oficinas de caráter transversal, sem pedagogia segmentada em técnicas. A proposta educacional investe na ideia de horizontalidade entre professor e aluno, entendendo que os ensinamentos acontecem de forma mútua”, comenta Lisette, doutora em Filosofia pela USP e curadora de programas públicos da EAV. “O resultado desse sistema é uma escola criativa e alegre, dedicada a dotar cada ser de autonomia e segurança para assumir as responsabilidades da vida”, conclui.

As manifestações artísticas, sobretudo brasileiras, são o fio condutor do projeto pedagógico do Parquinho, que tem turnos na parte da manhã e da tarde. Conheça a lista de cursos e professores abaixo. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico. Telefone: (21) 3257-1800.

Parte da manhã

<<< Oficina de Maquetes, com Priscila Fiszman
Segunda-feira, de 09:00–11:00
Idade: 6 a 12 anos

Oficina para ativar o olhar à cidade e aos materiais que a compõem, despertar questões relativas ao uso do espaço urbano através de brincadeira e imaginação, e desenhar estruturas e engenhocas provocando as barreiras entre público/privado, permanente/temporário. Nas aulas, os processos da construção civil serão desmistificados dos ditos como “sérios”, “perigosos” e “dos adultos”. As crianças construirão maquetes com ferramentas e materiais de construção que estarão divididos e etiquetados em 3 cores: Verde sendo livre para uso, Amarelo – livre após ter sido capacitado e Vermelho - o uso da ferramenta só é possível acompanhado de um adulto. Com as devidas ferramentas, materiais e auxílio, que cidade as crianças construiriam?

<<< Sensibilizando o Olhar, com Caroline Valansi e Maria Laet
Terça-feira, de 09:00–11:00
Idade: 6 a 12 anos

Brincar não é apenas uma forma de entretenimento, mas uma vivência através da qual a criança desenvolve e cria seus vínculos com o mundo. Nesse espaço, as brincadeiras priorizam a ativação dos sentidos, através de materiais livres de narrativas anteriores a ele próprios, e abertos para que a criança possa investir neles sua realidade interna.
A criatividade que se pretende tocar aqui não é a do talento artístico, mas a da capacidade de diálogo com o mundo, principalmente um mundo mais sutil, silencioso e invisível. As propostas vão abordar questões da percepção e formação da imagem analógica, desenho e fotografia, através de exercícios sobre textura, memória, luz e sombra, criação de um negativo fotográfico, cianotipia, e desenvolvimento de livro artesanal.

<<< Ateliê Gráfico, com João Atanásio
Quarta-feira, de 09:00–11:00
Idade: 6 a 12 anos

De forma divertida e lúdica, esse curso apresentará processos gráficos artesanais e as possibilidades da reprodução em série. Serão propostos exercícios que envolvem brincadeiras e utilizam as técnicas mais simples de impressões (carimbos, monotipia, frottage, relevos etc.) para aproximar as crianças de elementos e conceitos da arte contemporânea. Durante o curso serão propostas execuções de projetos individuais e coletivos. Os alunos poderão usufruir dos espaços e equipamentos das oficinas do setor de imagem gráfica da EAV, além da área verde no entorno a escola.

<<< Floresta Sonora, com Chiara Banfi e Fernanda Zerbini
Quinta-feira, de 09:00–11:00
Idade: 6 a 12 anos

As vivências desse curso procuram coletar os diversos sons da natureza, engajando as crianças a explorar os jardins do Parque Lage. Para cada exploração sonora, as crianças serão convidadas a traduzir sua percepção em algo visual. Materiais utilizados: elementos encontrados na floresta, argila, tintas, pincéis, cola branca, papel, tecidos, temperos e legumes (para criar novas tintas), barbante, fio de nylon, caixa de som e microfone para gravar.

<<< Poesia e Corpo, de Regina Neves e Pedro Rocha
Sexta-feira, 09:00–11:00
Idade: 6 a 12 anos

Neste curso, cada criança utilizará todo seu potencial para se comunicar, canalizando energias que muitas vezes estão dispersas. Cada participante exercitará os sentimentos de independência e confiança na comunicação de ideias e na relação com o outro. Entre os exercícios propostos, os alunos se apresentarão ao grupo usando uma frase em vez de seu nome, farão poemas com recortes de palavras ou imagens de jornais e revistas, passeios em silêncio pelo parque e reproduzirão poemas ou músicas com o corpo.

Cursos na parte da tarde

<<< Curso de férias: Arte no Parque, com Daniela Seixas, Jacqueline Siano e Nena Balthar
Segunda a sexta, 15:00–17:00
Semana 1: 17 a 21 de julho
Semana 2: 24 a 28 de julho

Público alvo: crianças de 4 a 9 anos organizadas por faixa etária: 4 a 6 anos e 7 a 9 anos.

Objetivos
Proporcionar, por meio de atividades e experimentos, uma aproximação divertida e ao mesmo tempo significativa com a arte feita na contemporaneidade, de modo que o aluno desenvolva a capacidade de produzir, perceber e refletir sobre suas realizações.

Conteúdo
Atividades e exercícios com exploração de materiais diversos (lápis de cor, giz, pastel seco e oleoso, tinta guache, folhas, gravetos, areia entre outros) em suportes variados e suas articulações com o pensamento de arte.

Dinâmica
Serão propostas atividades e exercícios com exploração do espaço do jardim, do espaço da sala e as relações entre arte e natureza. Projeção de imagens de obras de artistas.

<<< Laboratório de Inventos, com Marrytsa Melo e Filipe Machado (pequenoLAB)
Terça-feira, de 15:00–17:00
Idade: 6 a 12 anos

Serão propostas experiências para a construção de dispositivos sensíveis, olhando de forma ampliada para a arte, a ciência, o meio ambiente e a tecnologia. Vamos transformar ideias em projetos, objetos e traquitanas divertidas, integrando circuitos, desenhos, luzes, sons e movimentos. As atividades exploram o fazer criativo em diferentes vivências que alimentam a imaginação e a ação dentro do universo individual e coletivo das crianças.

<<< Filme sem Câmera, com Patricia Alves Dias e convidados
Quarta-feira, de 15:00–17:00
Idade: 6 a 12 anos

Esse curso convida crianças a criar o seu “mundo de coisas” em um filme livre e experimental com expressões plásticas como linhas e pontos, manchas e borrões, produzidas com diferentes materiais, texturas e processos. Um convite à interlocução com imagens e movimentos sem dispositivos digitais e eletrônicos, ou representações reais e figurativas. No lugar de películas fílmicas, os participantes vão desenhar suas sequências animadas em pequenos (en)quadros de rolos de papel de bobinas de calculadoras. Os desenhos, pinturas, ou colagens serão posteriormente fotografadas e montadas (pelos facilitadores) em sequências na produção de um filme coletivo. Cada cena, de 24 desenhos, poderá também ser (pré)vista no zootrope (brinquedos óticos do século 19).

<<