ArtRio

Renata Har faz sua primeira individual na Galeria Silvia Cintra + Box 4

O alabastro é uma formação natural calcária que foi tomada como ponto de partida pela artista Renata Har para sua primeira individual na Galeria Silvia Cintra + Box 4. Na mostra, com abertura no dia 8 de julho, às 15h, a artista desvenda através de alegorias visuais e poéticas a relação do alabastro com a sua materialidade geológica e as suas múltiplas interpretações.

Com curadoria de Caique Tizzi, a exposição é uma grande instalação composta de mídias variadas. Uma grande pintura sobre carpete com tinta spray, pigmento, tinta e colagem de objetos; outra pintura em tela com betume, lantejoulas, farinha e goma damar; esculturas em gesso com purpurina, vidro e neon e ainda uma série de monotipias sobre papel.

Uma grande banheira de ferro com pintura preta naval e óleo e outra escultura feita com tecido e balões prateados vazios também fazem parte da mostra e serão usados por Renata em uma ação performática na tarde de abertura.

Alabastro também conta com o vídeo "Guerra" e "Esbórnia" feito em parceria com o cineasta Karim Aïnouz a partir de imagens de arquivo encontradas na internet que mostram a formação geológica do alabastro. Esse vídeo funciona como texto curatorial e descreve um mundo onde a água se transformou em calcário.

Além de ser a primeira mostra individual da artista na galeria, é também a sua primeira exposição no Brasil, país que deixou para estudar na École des Beaux-Arts de Paris sob a tutela do francês Christian Boltanski. Desde 2012 Renata vive em Berlim, onde também atua, junto com Caique Tizzi, em um coletivo de artistas chamado Agora.

A mostra vai até o dia 4 de agosto. A Galeria Silvia Cintra + Box 4 fica na Rua das Acácias 104 - Gávea. Funcionamento: de segunda a sexta, de 10 às 19h, e sábados de 12 às 18h. Entrada gratuita.