ArtRio

Seminário sobre autoria no FotoRio 2014

O FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, que agora é anual, chega a sua sétima edição reforçando seu objetivo de valorizar a fotografia como bem cultural. Como parte das atividades do evento, que conta com diversas exposições, oficinas, workshop e intervenções, acontece no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica o seminário “O autor diante da autoria – novas configurações, novos caminhos”.

Todos os dias milhares de imagens passaram a ser disponibilizadas na rede, sendo livremente usadas tanto por artistas visuais quanto pelo público em geral. O uso de imagens de autoria alheia, por meio de “apropriações” ou “releituras” no âmbito das artes plásticas, ou com objetivos de paródia ou difamação, por usuários sem escrúpulos, confronta os especialistas em Direito Autoral com novos e múltiplos desafios.

No dia 18 de agosto, os palestrantes serão Luiz Affonso Chagas Filho e Adalberto Diniz. E no dia 25, a conversa será com Rubens Fernandes Junior e Pedro Sánchez. A organização e mediação é de Pedro Karp Vasquez.

O Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, que também reúne cinco exposições integrantes do FotoRio 2014, fica na Rua Luís de Camões, 68. Informações pelo telefone: 2232-4213. Entrada gratuita.