ArtRio

Vera Chaves Barcellos no Paço Imperial

Na próxima quinta-feira, 16 de março, o Paço Imperial inaugura “Fotografias, manipulações e apropriações", da artista Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre, 1938). Em parceria com a Fundação Vera Chaves Barcellos, a exposição fotográfica individual reúne uma seleção de trabalhos feita pela própria artista.

A curadoria abrange um recorte temporal de mais de 40 anos de sua produção criativa, ancorada na utilização estética, crítica e reflexiva da imagem fotográfica. O público poderá conferir séries sequenciais de imagens que instigam a percepção do espectador para um exercício de visualidade mais amplo, sistêmico e crítico.

A exposição apresenta obras representativas dos diversos modos de utilização do emprego da cor e da imagem fotográfica – entre manipulações e apropriações – experimentados pela artista desde os anos 1970 até a atualidade. Simples registros fotográficos – ora mostrados como tal, ora manipulados – assim como imagens coletadas da mídia impressa, televisiva e da internet, geram séries sequenciais que, expandidas e reconsideradas pelo pensamento visual da artista, originam e estimulam ângulos inéditos de relacionamento com a fotografia.

A individual vai até o dia 21 de maio. O Paço Imperial fica na Praça XV de Novembro, 48 - Centro. Funcionamento: de terça a domingo, de 12h às 19h. Telefone: (21) 2215-2093. Entrada gratuita.