O programa Conversas ArtRio em parceria com a Villa Aymoré e o Canal Curta! , convidará curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte, par
a participar de mesas de conversas com o público, abordando temas contemporâneos sobre artes, curadoria, colecionismo e mais.

As vagas são limitadas e as inscrições serão por ordem de chegada, nos dias de evento, no espaço do auditório da ArtRio, na Esplanada da Marina da Glória.

27.09 Quinta-feira Thursday

15h Conversas ArtRio | Arte Brasileira e Latino americana no Tate Modern

Conversa de Keyna Eleison com Inti Guerrero sobre seu trabalho de curadoria no Tate Modern.

Convidado: Inti Guerrero (curador de arte latino americana no Tate Modern)

Mediadora: Keyna Eleison (curadora e supervisora de ensino no EAV Parque Lage)

17h Conversas ArtRio | Colecionando no Brasil e na America Latina

Convidados: Jesus Fuenmayor (curador da XIV Bienal de Cuenca) e Silvio Frota (empresário, colecionador e Fundador do Museu Fotografia de Fortaleza) Mediador: Max Perlingeiro (diretor da Pinakotheke Cultural)

O que acontece, quando um grande colecionador abre seu acervo para o público no Brasil e no mundo? Uma conversa para conhecer o olhar do colecionador e os agentes que influenciam nas importantes coleções de arte. Curadores que auxiliam na aquisição de novos trabalhos, a conservação, o futuro de acervos privados, exposições itinerantes de coleções representando e internacionalizando a arte brasileira e latino- americana.

19h Conversas ArtRio | O que podem os Museus hoje?

Convidados: Martijn van Nieuwenhuyzen (curador do Stedelijk Museum Amsterdam), Evandro Salles (curador e Diretor do MAR- Museu de Arte do Rio) Mediador: Luiz Guilherme Vergara ( prof. do dep. de Arte da UFF-PPG Estudos Contemporâneos e co-Fundador do Instituto MESA)

Como a remodelação da linguagem dos museus deve ser feita para se adequar aos tempos de hoje? Com foco particular na diversidade do público brasileiro, uma conversa explorando diferentes modelos de museus no mundo, e mapeando, os tópicos principais que os museus brasileiros poderiam considerar para si mesmos como agentes modificadores e questionadores de suas funções.

28.09 Sexta Friday

15h Conversas ArtRio | Mulheres que Colecionam

Convidadas: Genny Nissenbaum (colecionadora e psicoterapeuta) e Mara Fainziliber (colecionadora) Mediadora: Gabriela Davies (curadora da Villa Aymoré)

Uma conversas sobre mulheres colecionadoras de arte. A consciência do papel das mulheres influenciando e movimentando o mundo das artes, incentivando e dando visibilidade a manifestações artísticas femininas e impactando a sociedade.”

17h – Projeção do documentário “Bifurcations“, sobre o pioneiro de arte cinética, Julio Le Parc.

17h50 – Conversa com o artista Julio Le Parc

Convidados: Julio Le Parc ( artista) e Rodrigo Moura (curador, editor e crítico de arte)

Conversa do curador Rodrigo Moura com o artista Julio le Parc, sobre sua arte e trajetória.

19h Conversas ArtRio | Brasil Contemporâneo

Convidados: Samantha Moreira (artista, curadora e gestora cultural ) e Augusto Albuquerque (gerente adm.do Instituto Sacatar)

Mediador: Bernardo Mosqueira (curador, crítico de arte e fundador do Solar dos Abacaxis ).

Em 2018, o curador e crítico de arte Bernardo Mosqueira, foi responsável por um novo programa na ArtRio, o Brasil Contemporâneo. Esse encontro vai debater a importância de dar visibilidade à produção de artistas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

29.09 Sábado Saturday

15H- 16h- Conversa com o artista Luiz Zerbini

Conversa da Maria Eugenia Salcedo com o artista Luiz Zerbini sobre sua arte e trajetória, seu projeto de monotipias e a parceria com o Instituto Inhotim.

Convidado: Luiz Zerbini ( artista)

Mediadora : Maria Eugenia Salcedo (Diretora artística adj. do Instituto Inhotim)

17h – Prêmios de Arte

Convidados: Luiz Camillo Osorio (curador do Instituto PIPA, crítico de arte e prof. da PUC-Rio ) e Marcus Lontra (crítico, curador e coordendaor do Prêmio CNI/SESI/SENAI/Marcantonio Vilaça de Artes Plásticas)

Mediador: Bernardo Mosqueira (curador, crítico de arte e fundador do Solar dos Abacaxis )

Os prêmios de arte atuam como grandes incentivos à arte contemporânea e aos artistas. De residências à benefícios financeiros e a doação de obras de arte, uma conversa com foco em três grandes prêmios brasileiros: Prêmio FOCO BradescoArtRio, Prêmio PIPA e Prêmio Marcantonio Villaça.

19h Conversas ArtRio| Treble Sounds Conversa com David Gryn e Max Reinhardt

Convidados: David Gryn (diretor do Daata Editions, curador do MIRA ArtRio) e Max Reinhardt (DJ BBC Radio’s Late Junction)

Mediadora: Gabriela Davies (curadora da Villa Aymoré)

Rebel Souls é o filme e programa de som que será exibido no MIRA Video Arte da Art Rio, com curadoria de David Gryn, Daata Editions e acompanhamento sonoro de Max Reinhardt; músico, DJ e apresentador do Late Junction da BBC Radio 3. Inspirado em seleções de obras de arte, sons e ideias, vindos das zonas rebeldes e radicais da década de 70, dos sons discordantes e da visão de artistas do punk feminino, e dos ritmos, hinos e espírito da Tropicália, como em projetos anteriores da dupla em Moscou, Miami e Londres.