ArtRio

Individual de Daniel Murgel na Portas Vilaseca Galeria

O artista visual Daniel Murgel inaugura a mostra “Pintura de Parede e Elemento Vazado”, no dia 5 de julho, de 19h às 22h, na Portas Vilaseca. Para a exposição, sua segunda na galeria, ele preparou uma escultura em grande formato, “Caramujo de Ângulos Retos” (2017). A mostra também reúne uma série de desenhos aquarelados, os quais servem de projetos para construção de novas esculturas, fazendo referência a formas híbridas em que o elemento “escada” está sempre presente.

Além disso, as paredes da galeria foram caiadas em várias camadas de cores contrastantes, criando uma pintura efêmera, ao mesmo tempo em que formam uma ambientação em alusão à maneira popular pela qual os casebres interioranos são pintados. Todas as peças da exposição foram elaboradas este ano, sendo inéditas.

“Em ‘Pintura de Parede e Elemento Vazado’, Daniel Murgel reinventa formas de ocupar e habitar o espaço, dialogando com o mobiliário e a tradição da pintura. A transparência, o acúmulo, a transposição de escalas e a valorização do erro são meios encontrados para desconstruir as funções dos objetos e reviver a herança histórica de um tempo cíclico. A arte popular e a erudita se aproximam no delírio formal e sintético do móvel-escultura e da pintura sobre parede. Um barroco tímido, porém superdimensionado, revela um universo de cores pastéis e expõe, igualmente, nossa maneira de construir espaços, memórias e histórias”, conta Juliana Gontijo, curadora.

A Portas Vilaseca Galeria fica na Av. Ataulfo de Paiva, 1079, ss 109, Leblon. Funcionamento: de segunda a sexta, de 11h às 19h; e sábados das 11h às 14h. Entrada gratuita.