ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Cursos de férias na EAV Parque Lage

09/07/2018 - Por ArtRio

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta uma programação especial de férias, de cursos e oficinas de curta duração, no mês de julho. Os cursos abordam diferentes temas, como pintura, escultura, litografia, processos na arte contemporânea, fotografia, modelo vivo, videoarte, entre outros.

Para se inscrever, entre em contato com a secretaria da escola, através do telefone (21) 2334-4088 ou e-mail cursos.eavparquelage@gmail.com. O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.

Cursos:

– VIDEOARTE – DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Terças-feiras, de 17h30 às 20h30.
com Analu Cunha

Curso prático focado na produção individual do aluno e voltado para aqueles que queiram desenvolver trabalhos em videoarte. Estruturado na teoria e prática da arte, do cinema e da arte contemporânea, em especial na videoarte como campo de expressão artística do audiovisual. A partir dos interesses formais e conceituais do participante, serão exibidos filmes e vídeos que abordem questões a eles relacionadas e propostos exercícios que estimulem a reflexão e propiciem a resolução de problemas.

– VIDEOINSTALAÇÃO NO PARQUE LAGE
Dias 09, 10, 11 e 12 de julho, de 14h às 17h.
Mostra dos alunos: 13 de julho
Com Analu Cunha

Curso intensivo para orientar os participantes a criar videoinstalações em espaços previamente agendados da EAV que serão disponibilizadas para montagem e exibição dos trabalhos ao final do curso.

– PROCESSOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA – WORKSHOP
Dias 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de julho, de 19h30 às 22h.
Com Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale.

Será um curso intensivo de oito aulas, ministrado pela artista multimídia Anna Bella Geiger e o crítico e curador de arte do MAM RJ Fernando Cocchiarale. Nele se propõe uma reflexão acerca do processo de trabalho do artista na contemporaneidade. As aulas são compostas de análise crítica minuciosa dos trabalhos apresentados pelos próprios alunos, incluindo uma projeção de amplo material iconográfico no campo das artes visuais, propostos pelos professores a partir dos trabalhos dos próprios alunos.

– EXPERIÊNCIAS GRÁFICAS
Quintas, de 18h às 21h.
Com Bia Amaral e Giodana Holanda

O curso visa a produção e a experimentação em torno da imagem gráfica no contexto da arte contemporânea. Propostas e projetos de trabalho são desenvolvidos introduzindo pesquisas, discussões e acompanhamento técnico. Combinando processos e técnicas de gravura em metal, monotipia, fotografia e imagem digital, estimula-se o pensamento da gravura de forma expandida.

– ARTE, PROCESSOS E AFETOS
Quintas-feiras, de 19h às 22h.
Com Bob N e Edmilson Nunes.

Durante os encontros os alunos apresentarão seus projetos que serão considerados em seus diversos aspectos, levando em conta questões formais, conceituais etc., mas sobretudo serão ponto de partida para trocas e reflexões mais abrangentes que possam nutrir todos os processos dos diversos participantes, propondo desafios, explorando possibilidades e desenvolvendo afetos até que a aula se torne a própria experiência artística.

– IMAGEM: DO DESENHO AOS OUTROS MEIOS
Terças e quinta-feiras, de 14h às 17h.
Com Carli Portela.

Oferecer ao aluno propostas de trabalho que visam uma produção individual e significativa, utilizando recursos que vão do desenho a outros meios.

– CONSTRUÇÃO E NARRATIVAS NA FIGURA PINTADA
Quartas-feiras, de 19h30 às 22h30.
Com Chico Cunha.

Curso formado por exercícios voltados para a questão da figura / representação na pintura contemporânea e análise do trabalho desenvolvido pelo aluno.

– A PRÁTICA DA PINTURA
Até 25 de julho
Turma 1: Segunda e quarta, 14h às 17h
Turma 2: Segunda-feira, 19h30 às 22h30
Turma 3: Sábado, 10h às 13h
Com Chico Cunha.

Série de exercícios abordando questões fundamentais da pintura como: Aplicação de tinta, volume, transparência, luminosidade, representação, valor tonal, planos etc…

– O CORPO DAS IMAGENS / AS IMAGENS DO CORPO
De 10 de julho a 02 de agosto.
Terça e quinta-feira, 10h às 13h.
Com Cristán Silva-Avária.

O workshop “O Corpo Das Imagens / As Imagens Do Corpo” propõe uma série de ações coletivas e colaborativas nos espaços do Parque Lage. Aqui o grupo de participantes pode experimentar com o movimento de seus corpos, de suas câmeras e com a montagem multicanal da série de imagens produzidas nas ações, e ainda tem a oportunidade de refletir sobre as atuais condições de hiperprodução de imagens, da vídeo-vigilância e do exibicionismo mediático.

– ANTIFORMAS DE INTERVENÇÃO
Terças-feiras, de 19h30 às 22h30.
Com David Cury.

O curso propõe ao participante a observação de um variado número de meios, procedimentos e formas da arte contemporânea. Compreendendo arte como uma atividade existencial, a oficina visa fortalecer a experiência crítica e autocrítica de artistas em formação (ou profissionalizados) a partir da análise de seus trabalhos ― confrontados com realizações significativas da arte contemporânea no Brasil e no Exterior.

– FOTOGRAFIA, ARTES & TECNOLOGIA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Terça-feiras, de 19h30 às 22h30.
Com Denise Cathilina.

Curso prático e teórico que tem seu eixo principal na análise crítica e orientação do projeto dos alunos. Serão realizadas visitas a exposições, museus e ateliê de artistas, fornecendo uma visão ampla da inserção da fotografia no universo das artes visuais e das demais artes tecnológicas. O curso conta com um ambiente de ensino virtual, onde o contudo das aulas é complementado e aprofundado.

– MODELO VIVO
Turma 1: Quartas-feiras, 19h30 às 22h
Turma 2: Quintas-feiras, 10h–12h30
Com Gianguido Bonfati

O curso de Modelo Vivo é orientado para desenvolver no aluno, através da observação do corpo humano, a percepção visual, o que lhe permitirá, ao entender visualmente as formas, desenhá-las. Tendo o desenho como meta principal, o curso trabalha o discurso gráfico como campo expressivo, sendo a sensibilidade da linha um de seus elementos indispensáveis.

– ENCONTROS E REFLEXÕES
Quintas-feiras, de 10h às 12h.
Com Iole de Freitas,

O grupo é levado a refletir sobre a poética das obras apresentadas por cada participante.

– ARQUITETURA PARA ARTE: PENSAMENTO E CONCEPÇÃO DE MONTAGEM DE EXPOSIÇÃO
Quartas-feiras, de 10h às 12h.
Com Ivan Pascarelli

Discutir como avaliar e pensar os espaços para execução de projetos de arquitetura de montagem de exposições, com os temas e locais propostos pela curadoria e/ou produção, seja em uma exposição em espaço fechado, envolvendo a concretização do espaço expositivo, seja em um espaço público (aberto), envolvendo estratégias próprias necessárias a esses locais. Os assuntos tratados serão permeados por visita a museu e conversa com curador. Tudo com vasto acervo de fotos de eventos já executados.

– GRAVURA: TEORIA, PRÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO
Quartas-feiras, de 14h às 17h.
Com João Atanásio.

O curso pretende introduzir o aluno no conhecimento e na prática da gravura em metal.

– PINTURA I
Turma 1: Terça e Quinta-feira, 14:00–17:00
Turma 2: Quinta-feira, 19:30–22:30
Turma 3: Sábado, 10:00–13:00
Com João Magalhães.

O objetivo do curso é contribuir com a prática e o pensamento sobre a Pintura, sua História e a Contemporaneidade. O curso não apresenta pré-requisitos.

– PINTURA II
Segundas-feiras, de 17h15 às 19h15.
Com João Magalhães.

Contribuir com a prática e o pensamento aprofundados sobre a Pintura, sua História e a Contemporaneidade, fornecendo conhecimentos que possam efetivamente colaborar com a linguagem em desenvolvimento de cada aluno.

– QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA PINTURA
Turma 1: Segundas e quartas, de 14h às 17h.
Turma 2: Quartas, de 19h30 às 22h30
Com Luiz Ernesto.

Neste curso o aluno terá contato com inúmeros procedimentos técnicos de pintura sempre discutidos à luz de seus aspectos históricos e conceituais. Através da apresentação de imagens em livros ou em Power points, será mostrado como o surgimento de novos materiais e técnicas foi concomitante às mudanças na concepção de arte ao longo da história.

– QUESTÕES PRÁTICO-TEÓRICAS DA PINTURA NA CONTEMPORANEIDADE
Segundas-feiras, de 19h30 às 22h30.
Com Luiz Ernesto e Bruno Miguel.

O curso propõe acompanhamento e análise de trabalhos em pintura para alunos que já possuem trabalho em desenvolvimento neste meio, ou para aqueles interessados em estudos de análise de pintura.

– A ARTE DO SÉCULO XXI
Quintas-feiras, 19h30 às 21h.
Com Marcelo Rocha.

Curso teórico que visa apresentar artistas de várias partes do mundo, cuja produção esteja acontecendo entre os anos 2000 e os os nossos dias.

– OFICINA DE ESCULTURA 3D
Terças-feiras, 9h às 14h.
Com Marcos Duarte.

A Oficina de Escultura permanecerá em funcionamento para dar suporte à produção de projetos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. As atividades de acompanhamento serão conduzidas pelo artista Marcos Duarte, supervisor do uso do maquinário e ferramental da Oficina. Os alunos deverão observar as normas de segurança do trabalho e de manutenção dos equipamentos.

– INTRODUÇÃO À IMAGEM EM MOVIMENTO
Quintas-feiras, de 19h às 22h.
Com Marcos Bonisson

O Curso visa apresentar um núcleo de conhecimento histórico e procedimentos artísticos utilizados por artistas brasileiros e internacionais que trabalham com imagens em movimento (videoarte, cinema de artista, media arts, etc.) A proposta desse curso introdutório é dar ciência aos participantes sobre diferentes possibilidades do trabalho com imagem em movimento e seus múltiplos suportes. Em sentido prático, as aulas objetivarão um trabalho de curta duração para o final do curso, a partir de exercícios específicos durante os quatro encontros propostos.

– PROCESSO VIDA-ARTE: FERRAMENTAS PARA A FELICIDADE
09, 10 e 11 de julho, de 19h às 22h.
Com Nadam Guerra e Jaya Pravaz.

Este curso de arte e terapia faz uma introdução ao método “Life-art process”, desenvolvido pela performer americana Anna Halprin em parceria com Fritz Perls, criador da terapia Gestalt. O Processo Vida-Arte é metodologia de trabalho terapêutico e artístico focado no poder de cura e transformação da arte que nasce das experiências vitais de cada um.

– ARTE DA PINTURA
Terças-feiras, de 14h às 17h.
Com Ronaldo Macedo.

Técnicas e processos de criação. Equipamentos, suportes e materiais: tela, papel, cartão etc. Preparação da tela. Fungicidas. Pigmentos, solventes e aglutinantes. As tintas: óleo, guache, acrílica, resinas. Pincéis e outros instrumentos de pintura. A dinâmica da cor. Novas possibilidades da pintura hoje. Análise crítica e avaliação dos trabalhos realizados durante a semana.

– EXPOSIÇÕES COMO MEIO
Quartas-feiras, 10h às 12h.
Com Sonia Salcedo.

Promover uma reflexão sobre as exposições de arte, enquanto meio da prática e do discurso da experiência artística. Mediante de um panorama do que foi feito e discutido na expografia do século XX – da estética do espaço expositor à estética no espaço expositivo, passando por considerações acerca do lugar expositivo como veículo estético –, diferentes relações entre arte, espaço e montagem colocam em debate o papel das exposições na contemporaneidade.

– DAS FORMAS DE NAVEGAÇÃO: A EXPERIÊNCIA PINTURA E ALÉM
Segundas-feiras, de 10h às 13h.
Com Suzana Queiroga

O curso tem como objetivo apresentar de forma ampla o universo da pintura considerando o campo ampliado de suas possibilidades assim como as distintas narrativas contemporâneas. O curso pretende gerar um terreno de investigações pessoais direcionados a uma prática que tem como objetivo aliar a experiência à reflexão, considerando a pintura como pensamento.

– LEVEZAS MÚLTIPLAS: A EXPERIÊNCIA DO DESENHO
Sábados, de 10h às 13h.
Com Suzana Queiroga

O curso tem como objetivo apresentar de forma ampla o universo da pintura considerando o campo ampliado de suas possibilidades assim como as distintas narrativas contemporâneas. O curso pretende gerar um terreno de investigações pessoais direcionados a uma prática que tem como objetivo aliar a experiência à reflexão, considerando a pintura como pensamento.

– TÓPICOS ATUAIS DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM INGLÊS
Quintas-feiras, de 19h30 às 21h30.
Com Tanja Baudoin.

Esse curso é para quem quer praticar falar e pensar em inglês, sobre assuntos atuais na cena internacional da arte. Cada aula parte de leitura coletiva do um texto que trata de temas atuais, como o papel do curador, o processo do artista, a crítica institucional, os deslocamentos culturais e as diferenças de gênero e classe. A leitura constitui a base para uma conversa entre os participantes. O curso pretende deixar os participantes mais confortáveis com a língua para conversar, ler textos em inglês sobre práticas contemporâneas, escrever editais para programas e residências no exterior ou ensaios curatoriais.

– LITOGRAFIA
Quartas-feiras, de 10h às 13h ou 14h às 17h.
Com Tina Velho.

O curso objetiva, através da prática de ateliê, explorar e entender os princípios da litografia, estendendo suas possibilidades, de forma a combinar e mesclar diferentes procedimentos utilizando também como veículo gráfico o computador e outras ferramentas contemporâneas. A partir de aulas práticas entremeadas por debates sobre textos e artistas contemporâneos, será estimulada a produção de projetos individuais, com orientação e discussão dos trabalhos.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.