ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Experiência geométrica latino-americana

26/06/2018 - Por ArtRio

Nesta quarta-feira, 27 de junho, o CCBB inaugura uma mostra abrangente da mais representativa arte abstrata da América Latina. A exposição “Construções Sensíveis” foi montada a partir da coleção Ella Fontanals-Cisneros pelos curadores Rodolfo de Athayde e Ania Rodríguez.

A coletiva reúne 120 obras, de 60 autores, de sete países da América Latina, em uma variedade de suportes: pinturas, desenhos, esculturas, objetos, instalações, fotografias e vídeos que ocupam todo o primeiro andar e o foyer do centro cultural, que recebe também um site specific do artista cubano Alexandre Arrechea (fundador do coletivo Los Carpinteros).

“A exposição traz ao Brasil um recorte da abstração no nosso continente. Junto ao importante legado do concretismo e neoconcretismo brasileiros, são apresentadas as poéticas abstratas que prosperaram em outros países a partir dos anos de 1930”, explica Ania. Vários nomes têm reconhecimento internacional e muitos deles influenciaram e foram influenciados por latinoamericanos que encontraram em Paris ou Nova Iorque, pontos comuns de contato, intercâmbio e informação.

Essa rara oportunidade de apreciar tantos e tão instigantes autores e obras só foi possível porque Ella Fontanals-Cisneros (nascida em Cuba e criada na Venezuela) construiu, a partir de 1970, uma coleção de arte abstrata geométrica e concreta, que já reúne mais de 2600 obras, produzidas entre 1920 e 1982. Com a instalação, em 2002, da Fundação de Arte Cisneros-Fontanals (CIFO, The Cisneros Fontanals Art Foundation) criaram-se condições para apoiar artistas latino-americanos, tanto em suas produções, quanto na realização de exposições e promoção de arte e cultura.

“A coleção tem abrangência global, mas a arte geométrica latino-americana ocupa uma parte importante. Para mim, é fundamental que esse acervo esteja a disposição do público” comenta Ella Fontanals-Cisneros. A exposição “Construções Sensíveis” oferece ao público a oportunidade de apreciar o diálogo entre os artistas e grupos formados em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Cuba, Venezuela, Colômbia e México, potencializado pela exposição.

A curadoria Ania destaca, que “Construções Sensíveis é uma exposição pensada especialmente para o Brasil, e presta uma sutil homenagem à mostra Arte Agora III, América Latina: Geometria sensível, que em 1978 ocupou o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e fora destruída por conta de um trágico incêndio. Muitos dos artistas apresentados naquela histórica ocasião estão presentes aqui, como representação das tendências pioneiras na região, agora junto a artistas contemporâneos que apontam para os rumos da abstração hoje”.

Naturalmente, os abstratos brasileiros estão representados, com Bichos de Lygia Clark e Tteia de Lygia Pape, o Metaesquema de Hélio Oiticica e as fotografias de Thomas Farkaz e Geraldo de Barros, dentre outras obras relevantes.

Conheça alguns dos autores com obras na exposição, para dar uma ideia da abrangência e da relevância do panorama que foi montado:

– Argentina: Gyula Kosice, Enio Iommi, Gregorio Vardanega, Martha Boto e Julio Le Parc.
– Brasil: Lygia Clark, Hélio Oiticica, Mira Schendel, Geraldo de Barros e Thomas Farkaz.
– Colômbia: Edgar Negret, Leo Matiz, Eduardo Ramírez Villamizar e Feliza Bursztyn.
– Cuba: Sandu Darie, Dolores (Loló) Soldevilla, José Mijares, Roberto Diago, Carmen Herrera e Alexandre Arrechea (site specific).
– México: Mathias Goeritz e Gunther Gerzso
– Uruguai: Joaquín Torres García, Héctor Ragni, Antonio Llorens, Maria Freire e Marco Maggi.
– Venezuela: Jesús Rafael Soto, Gego e Magdalena Fernández.

A entrada é gratuita e a mostra permanece até 17 de setembro. O CCBB-Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Funcionamento: de quarta-feira a segunda-feira, de 9h às 21h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.