ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Graziela Pinto pinta a natureza de rosa

23/05/2018 - Por ArtRio

Com forte ligação com a natureza – sempre presente em sua obra -, a artista plástica Graziela Pinto dedica seus novos trabalhos exclusivamente ao tema em sua nova mostra: “Sua Natureza”, que a Galeria Movimento apresenta de 23 de maio a 16 de junho. Dessa vez, com pinturas e objetos abstratos.

A mudança não está só na forma… as cores também são outras. Agora, os trabalhos ultracoloridos dão espaço a tons mais sóbrios e à onipresença do rosa.

“O rosa traz consigo um desejo de amorosidade e também alude à terra, ao órgão uterino e ao feminino cuidadoso. Essa cor de fundo recebe os frutos, as plantas e as sementes. A relação aqui se estabelece na transformação simbólica da tela bidimensional num campo energético rosado que acolhe e prepara essas sementes para a fecundidade e o crescimento”, explica a artista.

A exposição pode ser vista com um novo olhar sobre sua produção. Além das costumeiras representações de vida, expansão e união, Grazi agora tem como foco a simbologia da semente e sua alusão a um momento anterior à criação, à vida. “É trabalhar com um processo de materialização do meu próprio caminho espiritual, é a natureza como o despertar da fé”, explica.

Além das pinturas, os objetos escultóricos, construídos pelas esferas que marcam sua trajetória, se transformam em elementos geométricos que representam sutilmente a abstração da natureza. “A escolha das plantas retratadas não é aleatória. Graziela pinta o que seu coração enxerga”, avalia Kátia Canton, que assina a curadoria da mostra.

Boa parte deste processo é reflexo da essência da artista, que retoma com o seu trabalho uma maior conexão entre homem e natureza, cada vez mais incomum ao homem contemporâneo urbano.

Na vernissage, dia 23 de maio às 19h, a artista lançará ainda o livro GRAZIELA PINTO, apresentando um panorama de sua produção. A publicação, de 120 páginas, traz instalações, pinturas, fotografias e objetos criados pela artista ao longo dos últimos anos.

A Galeria Movimento fica na Av. Atlântica, 4240/sala 212 – Copacabana. Funcionamento: de segunda a sexta, de das 10h às 19h; e sábado, das 12h às 18h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.