ArtRio

Novas Poéticas _ SOLO PROJECTS _ Rio

O Novas Poéticas é um programa de exposição de Arte Contemporânea anual que surgiu no Rio de Janeiro em 2014 e acontece anualmente através de convocatória destinada aos artistas-pesquisadores.

Deslocamentos e a criação de redes de diálogo entre estudantes-pesquisadores das diversas regiões do País são questões a serem expandidas, com o desejo de romper com um possível confinamento, experimentando novas possibilidades de trocas entre criadores em contextos locais diverso, porém, estabelecendo conexões efetivas. O projeto busca alcançar mais uma vez a produção e a investigação da diferença por meio de cartografias nômades, integrando diferentes protagonistas que estabelecem colaborações em produções que convergem entre a prática artística, a pesquisa acadêmica e a produção autônoma em diferentes Estados.

Em setembro, o Novas Poéticas inaugurou sua quarta edição reunindo 14 artistas de diversas regiões do País em Salvador, na Bahia. Foram apresentadas obras de artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Depois de visitar a capital baiana, agora, no dia 7 de outubro, será inaugurado um novo desdobramento que levará o projeto de volta ao Rio de Janeiro, cidade onde nasceu.

O Novas Poéticas - Solo Projects são exposições paralelas apresentadas por 5 artistas que produziram projetos individuais para a ocasião, sempre em diálogo com um interlocutor (curador, crítico ou artista-pesquisador) que discutiu conjuntamente a construção do projeto de exposição.

> Bia Martins apresenta o projeto “Digitus Index” em diálogo com Pollyana Quintella.

> Camilla Braga apresenta o projeto “Óleo sobre tela” em diálogo com Jandir Jr.

> Cecilia Cipriano apresenta o projeto “Construir e destruir e reconstruir e” em diálogo com Priscila Medeiros.

> Mariana Paraizo apresenta o projeto “Repartição” em diálogo com Raphael Fonseca.

> Yuli Yamagata apresenta o projeto “Honra ao Mérito” em diálogo com Bernardo Mosqueira.

No dia da abertura também serão realizadas ações e performances dos artistas:

> Eduardo Montelli
> Gustavo Torres
> Jandir Jr. e Antonio Amador

O artista João GG participa com a criação de uma super série de esculturas repletas de cores e luzes, criando um ambiente específico para a vernissage.

A abertura do Novas Poéticas Solo Projects acontece no dia 7 de outubro das 17:30 às 22:00. A visita às exposições pode ser feita de Segunda a sexta das 13 as 17:30, até 20/10 no Fórum de Ciência e Cultura - Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo.