ArtRio

Conversas ArtRio

O ciclo de debates da ArtRio 2017 terá a curadoria da revista seLecT e do Canal Curta. O todo serão cinco mesas de debate com a participação de diretores de museus, curadores, historiadores, críticos de arte, colecionadores e artistas.

14.09 Quinta-feira
 
Conversas ArtRio | Espaço Transversal
Esplanada
 
MUSEU É O MUNDO
17h – 18h30   
Da aquisição à gestão de acervos, passando pela valorização da cultura local e da memória coletiva global. Esta conversa discute as funções do museu no século XXI e as iniciativas artísticas independentes que questionam a estrutura do museu, reinventando sua atuação do lado de fora das instituições.
 
Convidados : Fernando Cocchiarale (Curador do MAM Rio), Kelly Taxter (Curadora do Programa SOLO ArtRio17 e do Jewish Museum NY) e Guga Ferraz (Artista visual)
Mediação: Marion Strecker (Editora da seLecT )
 
 
O COLECIONISMO ATIVO
19h- 20h30
Colecionadores que se notabilizam em viabilizar pesquisas, exposições e a produção de obras que não cabem em orçamentos de museus.
 
Convidados: Frances Reynolds ( Colecionadora, Fundadora e Presidente do Instituto Inclusartiz) e José Olympio Pereiro (Colecionador)
Mediação: Paula Alzugaray, editora da seLecT.
 
15.09 Sexta
 
Conversas ArtRio | Espaço Transversal
Esplanada
 
MUSEU ALÉM DO MUSEU
17h – 18h30   
Essa mesa debate as reconfigurações do museu na contemporaneidade. Como pensar o museu como um palco de discussões que problematiza suas relações com a cidade, discute sua inserção política e, por meio de suas ações curatoriais, coloca novas questões à sociedade?
 
Convidados: Jochen Volz (Diretor Geral da Pinacoteca de São Paulo) e Paulo Herkenhoff (Curador e critico de arte)
Mediação: Giselle Beiguelman (Editora da seLecT)
 
16.09 Sábado
 
Conversas ArtRio | Espaço Transversal
Esplanada
 
ÁFRICAS UTÓPICAS
16h - 17h    
Seleção e exibição de obras do acervo Videobrasil, com curadoria de Paula Alzugaray
 
NÃO TE ESQUEÇAS NUNCA QUE EU VENHO DOS TRÓPICOS    

17h - 18h30 
                                                                                                  
Sob a influência do título da obra de Maria Martins, de 1942, este ciclo debate passado, contemporaneidade e revisões críticas da produção artística brasileira, em relação às matrizes indígenas e afro-brasileiras.                                                                              
Convidados: Arjan Martins ( Artista visual),  Marta Mestre (Curadora) e Solange Farkas (Curadora e Diretora da Videobrasil)
Mediação: Paula Alzugaray (Editora da seLecT)
 
O COLECIONISMO: PÚBLICO E PRIVADO
19h - 20h30                                                                                                                                                                                    
Nesta mesa serão expostas e debatidas as motivações que regem as formações de acervos particulares, assim como os mecanismos para torná-los públicos e acessíveis. Dentro deste espectro, abordaremos também a adesão de colecionadores aos conselhos de museus e instituições.
Convidados: Fabio Szwarcwald (Colecionador e Diretor da EAV Parque Lage), Ana Gonçalves Magalhães (historiadora da arte, curadora e professora livre-docente do MAC USP.) e Ana Letícia Fialho ( Diretora do Dep. de Estratégia Produtiva da SEC/MinC), 
Mediação: Marion Strecker (Editora da seLecT)